capaxma

XMA Mega Arena – Os Jogos e Entrevista [pt.2]

Hoje vamos comentar da principal atração que faz a XMA (de SP que foi em Maio) ser o que é: o E-Sports, um fenômeno mundial que está atingindo públicos como nunca antes e crescendo exponencialmente a cada ano. A competição de jogos eletrônicos abrange os mais diversos estilos, de Shooters em primeira pessoa até o Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), com seus famosos carros chefes League of Legends e Defense of the Ancients, mais conhecido como DOTA.

Nessa edição da XMA, as melhores equipes do cenário brasileiro de games compareceram para competir. Entre os gritos dos fãs e com as taças em jogo de League of Legends, Dota e CS:GO, as batalhas na Mega Arena XMA prenderam as multidões em seus assentos durante todo o evento.

Em cada aba (é só clikar para abrir o conteúdo) temos os jogos que compareceram na XMA Mega Arena com um texto rápido + vídeos que mostram cada jogo em suas cinematics e a entrevista na aba de World of Tanks com Chirs Cook, porta-voz da Wargaming aqui no Brasil! E quem quiser saber mais sobre os tipos dos jogos, têm duas colunas onde explicamos rapidamente os tipos dos jogos que estiveram por lá, para então, vocês sanarem suas dúvidas (se tiverem).

 

O fenômeno mundial finalmente invade o Brasil! Da desenvolvedora Wargaming, o World of Tanks é um jogo focado em batalhas de equipe entre tanques de guerra, onde a composição e comunicação com seu time são essenciais para a vitória. Com centenas de modelos de diversas velocidades e tamanhos, cada jogador pode encontrar o seu estilo predileto e formar uma equipe preparada para as guerras entre clãs.

O jogo já possui uma base de jogadores gigantesca em diversos continentes e mostra que veio para ficar, com diversos atividades e eventos focados exclusivamente para os brasileiros em seus servidores.

Site


xma4Chris Cook é o representante internacional da Wargaming e do World of Tanks aqui no Brasil. Ele conversou com o Rafael Barros, aqui do Espilotríssimo e foi super legal, o cara é super gente fina! Ele deixou para gente um vídeo super legal para conferir (além da entrevista) que era uma mensagem para os leitores do blog, mas tivemos problemas técnicos com eles e a solução foi transcrever tudo. Mas vamos lá.

1. Então Chris, essa é a sua primeira vez aqui?
Chris (C): Sim é minha primeira vez aqui no XMA e realmente é enorme!

2. Você está gostando?
C: Sim, é sempre divertido ir em eventos com tanta gente assim! Todos estão tão animados e alegres, além das filas enormes para entrar lá fora. É tudo muito emocionante.

3. Por que você acha que agora é o melhor momento para trazer o World of Tanks para o Brasil?
C: Creio que seja por conta do cenário que o país se encontra no momento; com os gamers e a popularidade do E-sports crescendo, que é o nosso foco como uma companhia. Podemos ver estas grandes ligas de jogos recrutando no Brasil que continuam crescendo e se tornando mais populares e apesar de termos muita gente jogando WoT (World of Tanks) agora, várias pessoas aqui não sabem quem somos.
Por isso queremos apresentar nossa companhia, nossos jogos e ao mesmo tempo criar uma base para um cenário de e-sports aqui.

xma34. Você pode compartilhar um pouco dos planos de marketing?
C: Não muito, atualmente o cenário aqui é novo para nós, na verdade WoT na Mega Arena é a estréia do jogo para o Brasil. Nós fizemos algumas ações direcionadas especificamente para os jogadores brasileiros por volta do carnival dentro do jogo, e notamos um incremento da base de jogadores aqui aumentar 16%. Isso nos mostrou que os jogadores querem um foco para promoções na região, então estamos pesquisando várias atividades e especiais que podemos implementar para eles.

5. Você vê muita competição aqui?
C: É claro! Todos são competição, você tem o League of Legends, DOTA, Point Blank… Mas nós gostamos de competição, ela nos faz melhores e ajuda no aprendizado porque, como mencionei antes, estamos analisando como outras companhias estão trabalhando aqui no Brasil por ser diferente das outras regiões como Estados Unidos, Europa e Asia; então queremos ter certeza que se realmente estamos criando algo para o WoT e o e-sports aqui, que seja feito para o jogador brasileiro.

6. Será que podemos esperar servers brasileiros logo? Talvez sul-americano?
C: Estamos analisando essa possibilidade. A forma que o Brasil trabalha com empresas estrangeiras e servers é diferente, atualmente estamos trabalhando em conjunto com ISP’s brasileiras, vendo como eles roteiam a rede de servers com o Estados Unidos e sabemos de algumas mudanças que temos que fazer. Os PC’s que temos aqui no estande tem um ping por volta de 130, que até para os Estados Unidos é muito bom. Estaremos pensando em servers específicos para o Brasil mas em outro período.

7. Então, será que podemos contar com Wo Tem outros eventos esse ano, como Anime Friends?
C: Nós gostaríamos! Obviamente temos a próxima XMA esse ano, BGS (Brasil Game Show), e estamos vendo o que será ideal para nós. Digo seguramente que não será nosso único evento este ano.

xma18. O que torna o WoT como um MMO único para você?
C: Para mim é por ser muito focado em trabalho em equipe. Eu fui um gamer minha vida inteira, e provavelmente joguei mais de 2 mil horas só em Call of Duty. World of Tanks é diferente dos outros jogos, um jogador não pode sair correndo, conseguir diversos abates e ganhar a partida por si só. Um bom time é aquele que se comunica e joga junto, podemos ver especialmente no caso dos jogadores profissionais que a comunicação é perfeita, e é isso o que os torna tão fortes. Essa união para mim é o que torna WoT um jogo tão bom e diferenciado, você sempre está jogando com seus colegas de equipe e não contra eles.

9. Quanto realismo é suficiente para manter o jogo divertido?
C: Nós temos uma equipe intera cujo único trabalho é pesquisar tanques: eles vão para museus, veem projetos, visitam coleções privadas… Eles medem cada aspecto e parte de cada tanque para ter certeza que, quando ele é introduzido no jogo, ele é fiel ao original. A arma tem o mesmo poder que ela deveria ter, o tanque tem a mesma velocidade que ele deveria ter, mas a parte legal disso é: mesmo que você não curta essas coisas, não afeta a sua experiência no jogo. Caso você não ligue para história e precisão de detalhes e gosta de tanques porque simplesmente é uma arma enorme, você pode se divertir muito com isso.

Tem algumas coisas que são super realísticas e outras que não são, por exemplo se você é atingido e seu tanque tem um problema para se movimentar, você pode concertar rápido e isso não é tão fácil assim na vida real. Então tomamos um pouco de liberdade e creio termos encontrado um ponto balanceado pois você não vai ser afastado pelo realismo, mas se você quer experienciá-lo, ele está lá para você.

10. Como você acha que o jogo estará alguns anos no future, na escala mundial?
C: Nossa!(risos), tenho esperanças que maior e melhor, nós escutamos aos nossos jogadores o tempo inteiro e conseguimos ótimo feedback, então o que veremos no future será contruído em torno deles.

Por exemplo, recentemente tivemos uma mudança em como nossas batalhas de equipe funcionam, especificamente para E-Sports. Em torneios anteriores os jogadores comentaram que as partidas demoravam demais, com empates demais e gostariam de ação mais acelerada, então semana passada no Campeonato mundial de WoT usamos um novo formato que apresentou partidas mais rápidas, mais emoção e ação, com todos os times dando o máximo de si para ganhar sem nenhum empate em qualquer momento. Os espectadores e jogadores amaram, seguiremos crescendo e atualizando o jogo, modificando-o para o melhor com essa formula nos próximos anos.

xma211. E você, tem algum tanque favorite?
C: Eu gosto bastante do T-34, um tanque bem icônico para os Americanos. Outro bem legal que curto é o que apareceu no filme Fury (Corações de Ferro). Trabalhamos em parceria com a Sony Pictures e recriamos uma cópia exata do tanque usado no filme. Temos várias coisas legais, como podemos colocar o que quisermos no jogo, às vezes colocamos tanques que ainda são protótipos e não podem ser custeados para produção de larga escala.

12. Gostaria de dizer algo aos nossos leitores?
C: A Wargaming está feliz pore star na Mega Arena pela primeira vez, até agora está sendo ótimo, as pessoas são maravilhosas e estamos muito animados de ver tanta gente se juntando aqui, vendo partidas de E-Sports e esperamos voltar para a XMA em um futuro próximo.

Um dos gigantes mundiais na área de MOBA, o League of Legends (LoL) cresceu absurdamente desde sua concepção 5 temporadas atrás. A sua desenvolvedora Riot Games apoiou o crescimento cenário competitivo de LoL com grande maestria, elevando o jogo a ser um dos mais  conhecidos no mundo quando se menciona o termo E-Sport.

Com ligas espalhadas pelo mundo e finais mundiais lotando estádios inteiros nos últimos anos, o jogo atrai multidões pela sua mistura de simplicidade e complexidade: por um lado, cada jogador só controla um personagem durante cada partida. Por outro, as combinações de heróis possíveis em um time são enormes pelo jogo contar com mais de 100 no momento. Isso sem contar com as maestrias e runas customizáveis, tudo que o mapa da batalha oferece e o time inimigo, obviamente.

Cinematic | Site


Considerado por muitos o criador do estilo MOBA atual, Defense of the Ancients (DOTA) teve suas raízes no famoso jogo de batalhas da Blizzard, Warcraft 3 Reign of Chaos. O modo alternativo criado por modders atraiu milhares de jogadores, popularizando o estilo. DOTA 2 foi entregue ao público em 2012 por via da STEAM, e no ano seguinte já tinha quebrado diversos recordes de número de jogadores simultâneos.

Com uma complexidade profunda e mecânicas balanceadas, centenas de heróis e habilidades, DOTA 2 rapidamente ganhou um cenário competitivo acirrado com prêmios chegando na casa de 3 milhões de dólares!

O jogo é famoso por disponibilizar todos seus personagens logo de início, e quaisquer compras são puramente cosméticas dentro do jogo. Não só pela sua contribuição para o gênero, DOTA 2 é um título a ser respeitado!

Site


Smite é o MOBA mais inovador dos últimos tempos. Com sua câmera posicionada em terceira pessoa e comandos de movimento diretos do teclado em vez de cliques pelo mouse, a ação fica muito mais intensa e dinâmica, dando um ar de jogo de ação.

Distribuído pela Level Up! aqui no Brasil, a briga dos Deuses de vários panteões inclui personagens como Thor, Zeus e Anubis, além de criaturas mitológicas como o lobo Fenrir.

Site


O novo MOBA da Blizzard acabou de abrir portas para o público mundial. Com uma seleção de personagens das diversas franquias da companhia (Warcraft, Diablo, Starcraft) e mudanças sutis que afetam a jogabilidade geral do jogo como a equipe inteira evoluir em conjunto e um foco muito maior em objetivos no mapa em vez de ficar vários minutos acertando minions nas rotas.
Certamente parece interessante, porque não experimentar?

Site


Um dos antigos gigantes do gênero FPS é o Counter Strike; agora na sua versão mais atualizada, Global Offensive(CS:GO). Apesar de contar com diversos modos, os jogos sempre tem dois times (Terroristas e Contra-Terroristas) separados por bases. Ambas as equipes têm um pequeno período antes do início do round onde podem comprar seu arsenal, com dinheiro adquirido em rounds anteriores. O jogo tem dois modos mais famosos: No primeiro caso, em cenários de “Bomba”, um dos times está protegendo locais onde a bomba pode ser plantada e detonada após um curto período de tempo, enquanto o outro tenta quebrar a formação defensiva e plantar a bomba ou simplesmente acabar com o time inimigo completamente. No segundo temos mapas de “Reféns”, onde um dos times protege 2 personagens escondidos na sua base enquanto o outro tenta resgatá-los e traze-los para a sua própria base. Bem parecido com um pique-bandeira, mas você sabe, com escopetas e rifles de assalto.

Cross Fire e Point Blank, são jogos do mesmo gênero e com mecânicas parecidas, que também estavam presentes na XMA.

 

O que é Multiplayer Online Battle Arena (MOBA)?

O MOBA (também conhecido como ARTS) é um gênero de jogos de estratégia, onde um jogador controla um personagem com habilidades únicas entre um de dois times opostos em um mapa personalizado. O objetivo de cada time é atravessar o mapa através das rotas disponíveis, e destruir a base inimiga. De cada base surgem tropas que ajudam os jogadores a enfrentar as torres do caminho, que protegem pontos estratégicos do mapa. Além disso, é comum haver um espaço entre as rotas chamado “Selva”, onde objetivos poderosos podem ser contestados para facilitar a destruição da base inimiga.

O mapa de um MOBA

O que é First Person Shooter (FPS)?

Jogos de tiro em primeira pessoa são muito mais bem conhecidos pelo público geral, mas isso não os deixa nem um pouco menos competitivos e intrigantes que os MOBAs. Neles você controla um personagem em forma de primeira pessoa, tendo visão apenas dos braços e miras das armas que carrega. Geralmente o foco dos jogos está em dizimar o time adversário ou proteger áreas específicas por conterem condições específicas de vitórias, como reféns. O trabalho em conjunto de um time profissional requer raciocínio e gatilho rápidos, muitas estratégias para proteger/invadir os seus objetivos e a comunicação tem que estar perfeita para a melhor performance possível.

 

 


Agradecimentos totais ao meu namorado, Rafa, por ter entrevistado o Chris Cook como se fosse a coisa mais normal do mundo ficar conversando em inglês com um cara que você nunca viu. dshjfkuhdfkushdf E agradeço ele mais ainda por ter me ajudando a montar o post com suas pesquisas e o seu conhecimento profundo de jogador de todos esses games :p

E galera, o triste da entrevista é que era uma vídeo super bacana, mas o áudio ficou todo zoado por algum motivo e o Rafa se esforçou muito para transcrever tudo, mas é isso… depois de tanta demora, finalmente esse enoooorme post. Espero que vocês gostem!


 

Carol

Designer, character designer, costume designer, ama comida, taurina, gamer, cinéfila, bookaholic, chata.

Comente com Facebook!

35 comentários em “XMA Mega Arena – Os Jogos e Entrevista [pt.2]

  1. Oi xará. Aqui na minha cidade nunca tem esses tipos de evento, eu fico só na vontade rs.
    Um super beijo !
    Blog: anacarolinetc.blogspot.com.br

  2. Amo jogos de todos os tipo *0*, com uma queda maior por RPG hehe
    Teve uma XMA no rio, mas não pude ir…Xatiada, culpa da CCXP que é em SP KK
    Por fim adorei o post, acho que adoro seu blog. Foge do padrão que a gente encontra por ae… E fala do que gosto. Okay…PAREI KKK
    Beijinhos Screepeer
    *-*
    screepeer.blogspot.com

  3. Oie Carol =)

    O que falar desse mundo tão mágico que acaba com a minha vida social rs…
    Acompanhei um pouco sobre o evento no twitter e adorei as novidades =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *