capa2

Ilustrar é viver, com Thobias Daneluz

Uma ilustração pode não ser uma foto ou um livro, mas é algo tão vivo como qualquer um desses já citados. Aquele que ilustra é o tipo de pessoa que consegue ver o mundo usando o lado do cérebro mais colorido e inspirador, e sentir o mundo de forma de diferente, fazendo com que cada instante seja uma forma de inspiração, que seja uma linha sobre o papel branco que está a espera de algo se formar: cores, texturas, vida…

Depois de conhecer mais o trabalho do estudante de design Thobias Daneluz, acredito que suas ilustrações passam bastante o que é ver a vida de outra forma, principalmente pelas suas HQ já publicadas (Captar e Ezequiel viu a Roda) que mesmo com toda sua simplicidade nos traços, consegue nos passar o que deve ser sentido. E devo acrescentar que suas ilustrações baseadas em obras de cinema/animação/etc são lindas e sua técnica de aquarela só agrega. ♥

Thobias conversou comigo depois de eu ter feitos algumas perguntas sobre o que é para ele sua arte e quando sua inspiração surge.

 


“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.” ̶ Vinicius de Moraes
 

profile

Desenhar pra mim é como se conectar com um mundo só seu, que só você compreende. Esquecer do que acontece ao seu redor e se perder pelo excesso de criatividade que existe em sua mente. Psicodélico (eu sei) mas vejo o desenho como uma terapia… Digamos assim, que te tira dos problemas e te leva a se preocupar só com aquele espaço em branco que precisa ser preenchido por alguns rabiscos. Boa parte das minhas fontes de inspiração estão no cinema, nos quadrinhos e principalmente no dia a dia. Venho encontrando situações incríveis na rua, na faculdade, no trabalho e em todos os lugares que ando, aproveitando disso para criar minhas próprias ilustrações ou personagens, e quando terminado é bem gratificante olhar para um desenho ou um personagem e saber que ele existe de fato.

O meu traço é algo que venho trabalhando já faz um tempo e ainda pretendo trabalhar muito mais. Sempre desejei que meu desenho não fosse algo realista nem minimalista, mas o ponto de intersecção entre essas duas vertentes. Sempre gostei de ver as animações em que as pessoas eram representadas em simples traços, isso me fascinava muito e foi a partir daí que eu comecei a trabalhar dentro desse estilo. Hoje eu percebo que talvez eu tente enxergar a maioria das pessoas como personagens ─ de suas vidas ─ de suas próprias histórias, como se cada uma fosse protagonista de um desenho animado. Loucura.

A Ilustração é algo que entrou na minha vida desde moleque (não que eu ainda não seja) e veio para ficar mesmo. Nunca fui de ler poemas ou escrevê-los, mas pensando bem, entendo que ilustrar pra mim às vezes entra nesse quesito lírico, ou seja lá o que for. Compor uma ilustração às vezes, quando não automática ou profissional, mostra muito do que você está sentindo ou passando na fase em que está vivendo e tudo isso resumido em traços e cores espalhadas no papel.

Clique nas imagens para ampliar.

 

Obrigada pelo desenho da Ravena ♥ eu amei demais dsfkusdkfk irei pendurar no quarto!

 

Veja mais trabalhos de Thobias!

Facebook

 


Carol

Designer, character designer, costume designer, ama comida, taurina, gamer, cinéfila, bookaholic, chata.

Comente com Facebook!

33 comentários em “Ilustrar é viver, com Thobias Daneluz

  1. Olá Carol, tudo bem?
    Eu amo desenho e acho lindo quem tem o dom de desenhar e ilustrar também.
    Infelizmente sou péssima nesta área… kkkk
    Achei muito legal seu post e gostei muito de conhecer o Thobias Daneluz. Vou visitá-lo no Facebook para conhecer mais de sua arte.
    Obrigada pela sua visita e comentário lá no Doces Letras.
    Já estou seguindo aqui e em suas redes sociais.
    Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

  2. Oi Carol!

    EU sou apaixonada por ilustração, e não conhecia o trabalho do Thobias, mas estou encantada com o trabalho dele, principalmente o “Her”, adorei.
    Engraçado como as pessoas tem suas formas de expressão. Tenho que concordar com ele quando ele diz que a ilustração passa muito do sentimento de quem está ilustrando, não é apenas um desenho.
    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

  3. Posso falar que eu amei seu blog? Porque eu amei! haha
    Você já me conquistou com um post de uns dias atrás em que você entrevista Júlia, conheço ela e o trabalho dela e amei o post!
    Aliás adoro ler entrevistas, então esse post também me conquistou.
    Fico encantada com ilustrações tão bem feitas e achei bem interessante a visão que ele tem sobre as pessoas e a vida, de modo geral.

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

  4. Olá!!!
    É impressionante como uma ilustração pode mudar a história de um livro… às vezes nos deparamos com capas tão lindas e qdo lemos não tem nada a ver com o que a estória quer transmitir…
    Eu adoro ilustrações…
    Gostei do trabalho do Thobias… os traços são lindos!!!

    Beijos, Bá.

  5. O que acho legal na ilustração é que: Se 10 ilustradores desenharem um quadrado cada um, teremos 10 quadrados totalmente diferentes. O traço de um ilustrador é único.

    Ele é super talentoso, aliás.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

  6. Adorei as ilustrações!
    Lendo o primeiro parágrafo da conversa que você teve com ele, achei muito interessante a percepção que ele tem das coisas e de onde vem suas inspirações. Há muito tempo escrevia textos no tumblr e me identifiquei com o que ele falou a respeito de como ele se sente criando as ilustrações; no meu caso, eram textos, mas tinha basicamente sentimentos similares. Ainda me arrisco a escrever histórias que acabo guardando para mim e acabo tendo inspirações em momentos mais comuns do dia-a-dia, assim como ele mencionou.

    Muito interessante!
    Beijos
    Daisy – nuvemdeletras.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *