donnie

Eu li • Donnie Darko

donnie-darko-darkside-capa-finalRichard Kelly
Editora DarkSide® Books
254 Páginas
Ano 2016
Versão Limited Edition

Sinopse

A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo e escapa da morte. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo (contagem regressiva em 28:06:42:12), e pelo Dia das Bruxas, Donnie enfrenta conflitos que todos nós já experimentamos em algum momento da vida: professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele, diálogos reticentes entre pais e filhos, a eterna busca pelo sentido da vida – se é que ele pode mesmo ser encontrado.

Além do roteiro original, Donnie Darko, o livro surpreende pelo conteúdo extra. A começar pelo prefácio exclusivo, assinado por Jake Gyllenhaal. O astro de sucessos como Zodíaco, Soldado Anônimo, Príncipe da Pérsia e O Segredo de Brokeback Mountain, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, até hoje é parado nas ruas por admiradores que querem saber sua opinião sobre o que realmente Richard Kelly quis contar em seu filme de estreia.

E se você também está curioso, por que não ler o que o próprio diretor e roteirista tem a dizer sobre Donnie Darko, Gretchen, Frank e companhia? Kelly concede uma robusta entrevista sobre todo seu processo de criação. Uma verdadeira aula sobre o amor ao cinema e as armadilhas da indústria do entretenimento.

 

Esse livro é de colecionador, mas se você não viu o filme ou não entendeu é para você também!

 

donnie2Um marco no cinema cult e um dos filmes que mais deixou as pessoas confusas. Darkside publicou o livro Donnie Darko com uma proposta muito boa, entregando em nossas mãos uma edição limitada cuidadosamente bem feita: de capa dura e acabamento interno na mesma, tudo com detalhes em azul e o restante em preto & branco, um lindo marcador em formato de avião (o que foi muito inteligente). O tipo de livro que a gente gosta de exibir por aí e na nossa estante. Logo, devo avisar vocês que não é uma história o livro de Donnie Darko, mas sim um livro de colecionador em que temos materiais exclusivos e muitos curiosos, como páginas do livro da Vovó Morte que para quem não entendeu o filme, encaixa todas as peças para você.

O livro se inicia com uma breve introdução pela própria editora, logo temos Jake Gyllenhaal conversando conosco em seu prefácio, que conta sua experiência e o sentimento que Donnie Darko trouxe e traz as pessoas que muitas tiveram ao assistir o filme e sobre sua conclusão, Jake diz o mesmo por querer que seja assim: “Não faço ideia, o que você acha?” e foi uma boa forma de encerrar, tendo sua deixa e passando a bola para longa entrevista com o roteirista e diretor Richard Kelly. A entrevista é completa, conseguindo fazer com que a gente conhecesse o diretor de uma forma que parece que o acompanhamos desde o início sua trajetória até conseguir por Darko nos cinemas.

donni3Roteiros de filmes são incríveis de ler e escrever. Ter o roteiro que fora utilizado em um filme em mãos é algo muito legal, quem assistiu consegue visualizar tudo de forma perfeita, o filme correndo dentro de nossas cabeças. Acredito que não há muito o que falar, só que talvez tendo o roteiro em mãos as pessoas que não conseguiram concluir de fato todo quebra-cabeça do filme, tem a oportunidade de entender de forma lisa, com as palavras; além que temos o livro da Vovó Morte que virou um guia para Donnie em certo momento e isso ajuda o fechamento total da trama, não precisando ler teorias ou algo do gênero. Está tudo nesse livro e é muito legal como tudo faz sentido e encaixa.

É um livro que quem ama cinema, ama Donnie Darko, quer aprender sobre roteiros ou simplesmente colecionar: é um ótimo livro para você ter.

 

Carol

Designer, character designer, costume designer, ama comida, taurina, gamer, cinéfila, bookaholic, chata.

Comente com Facebook!

48 comentários em “Eu li • Donnie Darko

  1. Eu tenho uma relação de curiosidade e busca de compreensão com Donnie Darko, não vou dizer que sou fã, sou só o tipo de pessoa que viu o filme e se pergunta então tenho vontade de incluir esse livro em minha coleção. Por todas as coisas que você disse acho que seria uma boa aquisição para minha estante!

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

  2. Olá, Carol.
    Eu acho bem legal essas edições que a editora fazem dos filmes clássicos, para os fãs é ótimo. Mas eu particularmente não sou muito fã de livros assim. E acho que não leria esse livro porque nem sabia que era de filme hehe.

    Prefácio

  3. Eu estou bem envergonhada de dizer que nunca vi o filme ou li o livro, porque parece ser um clássico. Fiquei com bastante vontade de ler e depois ver o filme, porque ele me fez pensar no livro Demian, de Hermann Hesse. Eu não entendi muito da história (Demian, no caso) então seria bem legal se tivesse um desses livros de colecionador para explicar várias partes hahaha
    Vi o trailer e fiquei bem confusa. Acho que vai ser legal acompanhar cada detalhe da história e tentar compreender.

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com

  4. XARÁ DO CÉU, faz tanto tempo que eu quero ler uma resenha desse livro (e tê-lo em mãos, também)!!! No entanto, admito que murchei um pouco quando li que é um volume de colecionador, só com materiais exclusivos, ao invés da história contada :( gosto muito do filme loko, mas não sei, acho que eu esperava algo diferente, mas ainda assim é bem interessante. Mega adorei a sua resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

  5. Eu amo viagem no tempo, paradoxos e coisas “mindfuck”, mas por alguma razão detestei esse filme. Entendi, mas achei superestimado e sem propósito :(. Quem sabe lendo eu gostasse mais da história ou visse de outro jeito né?! :(

  6. Oi Carol, tudo bem?
    Confesso que esse tipo de livro/filme não são os meus favoritos, mas não posso negar a beleza que são essas edições da Darkside. Anotei a dica, quem sabe um dia arrisco.
    abraços,
    Amanda Almeida

  7. Oi, Carol

    Falar que eu nem sequer vi o trailer do filme se tornaria repetitivo? Eu nunca assisto nada! hahaha
    Sendo assim, mal sei sobre o que se trata o filme, mas essa coisa que a Dark está fazendo, ao publicar roteiros de filmes, é bem interessante.
    Eu certamente não verei o filme e nem lerei o livro, não é algo que me chame a atenção, mas concordo com a parte onde você diz que esse é o tipo de livro para ser exibido, eu compraria apenas pra deixá-lo na estante, ostentação total! hahahaha

    Beijos
    – Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

  8. Eu assisti Donnie Darko umas 3 vezes na vida.
    Sempre em uma fase diferente e adorei <3 Acho a trilha sonora desse livro incrível.
    E fiquei super feliz quando vi esta edição da Darkside! É uma excelente forma de ver os bastidores

  9. OOOOOOOOOOOOI CAROL

    eu tenho muita vontade de ler esses clássicos cinematográficos que vieram de livros.
    O que rola com Donnie Darko é de muita gente não compreender, então creio que a leitura pode ser super válida por isso também. Sinceramente, na época eu entendi, mas eu não absorvi o filme porque nao lembro direito da trama, socorro._. acho que to ficando velha HAHAHA

    beijo
    beinghellz.com

  10. Oi Carol,
    HAHAHA o filme que mais deixa as pessoas confusas, rindo demais…pior, que eu ainda não tomei vergonha na cara para assistir. Mas, depois dessa HAHA adoro filmes mindfuck.
    Gostei muito dessa edição da Darkside, acho lindo o capricho deles com todos os lindos. Mas, ainda não pude -$$ comprar nenhum. Dica anotada.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana – Obsession Valley

  11. Olha flor geralmente usam um gel spray é só passar no cabelo ainda molhado e pentear da forma que você quiser…
    Admiro muito livros assim <3 gosto bastante desse universo meio louco de visões e tal hahaha
    cosgothic.blogspot.com.br/

  12. Salve Carol
    Mano, eu só posso dizer… que filme brisa velho, tipo eu assisti umas duas vezes pra ter certeza que tava vendo aquele maldito coelho. Sem falar que o filme tem uma complexidade que talvez seja interessante mesmo ter o roteiro em mão pra entender direito qual a proposta dele.
    E sendo bom então, é o que há
    bjos LP

  13. eu amei muito o filme Donnie Darko, e eu entendi mais ou menos, na verdade até entendi mas tive medo de ter entendido errado ahahha assistido errado como a galera fala, dai fui atrás de saber mais a respeito do filme, sobre críticas, explicaçoes ideias teorias, e vi que era basicamente o que havia compreendido, e tambem descobri da existencia do livro e MEU DEUS EU PRECISO DISSO AGORA E AGORA VOCE DISSE QUE LEU QUE INVEJA DE VOCE MUIER!
    to querendo ler.. mas online pq nao ta tendo grana pra comprar nao mana :S

    Vamos começar 2017 com o pé direito e voltar com o blog, ne non? http://www.inocentementeingenua.net

  14. Carolzitcha <3 Simmm! É bom sempre deixar aquilo que foi bom e esquecer tudo de ruim que passou, né?
    VAMOS FAZER DESSE ANO ALGO MEMORÁVEL E INESQUECIVEL… uuuuuuuuuuh <2
    Carolzitcha não li Donnie Darko mas acabo sempre ouvindo falar desse livro/filme e o pessoal vive me indicando
    E já o Gyllenhaal ai gente?
    E essa capa da vontade de TER pelo menos kKK
    Então é melhor ver o filme primeiro, né Carol? Ai depois vai pra essa edição maraveliosa!
    beijocas
    Pâm – http://www.interruptedreamer.com

  15. Assim que li “A história de Donnie Darko é fácil de resumir” me vi como sendo o Mordecai e e Rigby, fazendo “rum, rum” (tipo, vá em frente, quero ver um resumo fácil disso), por que, pelo amor e .é até hoje não entendi Donnie Darko direito. E para ser sincera, não gostei muito da história (embora não tenha me arrependido de assistir). Acho que se o livro fosse a história na integra, eu até me animaria a ler, mas essa coisa de prestar atenção no cinema e apreciar nunca foi a minha praia (aii to escrevendo igual a uma tia rabugenta, desculpa :c), poreeem, nossa, eu tenho um amigo que vai AMAR esse livro. Fiquei lendo e pensando nele haha
    Beijos Carol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *