sem-titulo-1

Eu li • Batman Arkham Knight

batman_arkham_knightMarv Wolfmann
Editora Darkside
272  Páginas
Ano 2016
Novelização do jogo.

Sinopse
Arkham Knight é a adaptação literária oficial do game que conquistou fãs e críticos em 2015. Uma parceria entre a DC Comics, a Warner e a DarkSide® Books que virá com aquele padrão quase psicopata de qualidade que os fãs brasileiros merecem.

Tudo começa um ano após a morte do Coringa. A cidade, que havia se transformado num hospício a céu aberto, finalmente volta à sua rotina normal. Mas é claro que a paz não pode ser duradoura em uma metrópole que esconde vilões como Charada, Pinguim, Hera Venenosa, Arlequina e Duas Caras. Desta vez, quem inicia uma nova onda de terror é o insano Espantalho. Na noite do Dia das Bruxas, o vilão detona um ataque químico para demonstrar o poder de sua toxina do medo. Os infectados sofrem delírios terríveis e, em seu desespero, acabam matando uns aos outros. Quase 6 milhões de habitantes fogem às pressas. Mas um certo herói jamais deixaria sua cidade natal à mercê dos bandidos.

Com o apoio de Robin, Oráculo, Asa Noturna, Alfred e do comissário Gordon, Batman parte para a batalha. Munido de inteligência dedutiva, resistência física invejável e aparatos tecnológicos que nem os exércitos mais bem armados do mundo têm acesso, Bruce Wayne não necessita de superpoderes – o que não significa que essa vai ser uma tarefa fácil. Dois inimigos fatais surgem para desafiar o Homem-Morcego. O primeiro é o misterioso Cavaleiro de Arkham – um assassino com habilidades e armadura tão semelhantes às do herói mascarado que é quase como se Batman enfrentasse um clone. E para desequilibrar ainda mais essa luta, o segundo inimigo surge do nada. Mas ele não estava morto? O Coringa está de volta… Pronto para jogar?

Sem Spoilers, porque isso não é Espilotríssimo

 

A série Arkham de Batman é uma franquia de jogos do Homem-Morcego não só para consoles, como também para computador e que baita série de jogos é a Arkham. Com histórias super bem feitas, uma roteirização de dar inveja em jogos do gênero e uma jogabilidade muito dinâmica e cheia de movimentações, Batman Arkham Knight segue a mesma linha e com uma história tão grandiosa quanto a de seu antecessor: Batman Arkham Citty em que Coringa literalmente domina Gotham City a transformando em um grande hospício, onde não só ele está causando um grande problema, mas todos os outros vilões também, mas Coringa tem um plano tão grande quanto os de todos os vilões juntos.

A novelização de Arkham Night é a primeira da franquia dos jogos e é escrita por Marv Wolfman, um grande roteirista das histórias em quadrinhos da DC Comics, tendo várias histórias de sucesso em seu currículo e a criação de Os Jovens Titãs e seus personagens principais. Novelização de jogos nunca dão muito certo, a não ser que o livro veio primeiro, como no caso de The Witcher, logo fiquei com o pé atrás, mesmo sendo Marv no comando e podem acreditar que li algo que parecia que eu estava realmente jogando. Sua narrativa é rápida, com detalhes de luta e estratégias de Batman, como o livro é baseado no quarto jogo, você precisa saber alguns detalhes que ocorreram no anterior, no restante, você não precisa nem ter lido as HQs, pois Marv ambienta acontecimentos anteriores de forma rápida e bastante detalhada, sendo o livro perfeito para os não conhecedores de fatos importantes que ocorrem na história de Batman nas HQs. A forma que Marv descreve as lutas, personagens, até mesmo a cidade é de forma simples, sem descrições alongadas ou enroladas, mas na forma certa e rápida que é o suficiente para ambientar os leitores que não possuem tanto contato com o herói e sua cidade.

Os personagens do livro são todos conhecidos, sem exceção, mas quem realmente temos maior aprofundamento em sua cabeça é de obviamente Batman e algumas vezes do Comissário Gordon. A narrativa do livro é separada pelo ponto de vista dos personagens, não importa qual, desde que esteja próximo de Batman ou tem alguma importância na história, pois tudo que acontece em Arkham Knight tem mais ou menos doze horas de duração para o herói lidar e resolver muitas coisas, por isso tantos pontos de vista são necessários, para ambientar o leitor para planos e acontecimentos próximos. A forma como ele vai jogando os personagens são em momentos propícios e sem enrolações, sendo somente poucas vezes dando introduções dos mesmos, mas isso não é algo ruim, os personagens são todos muito únicos e conhecidos no plot de Batman.

O livro de Batman Arkham Knight é claramente feito para fãs, apesar dos cuidados em ambientar os leigos como citei, e a Darkside sabe como agradá-los fazendo uma edição que é de fato a cara do Homem-Morcego, capa dura em preto com o simbolo do Batman em baixo relevo e todas páginas são pintadas de preto na borda.

Uma leitura rápida e também deliciosa para os fãs dos jogos Batman Arkham e que com toda certeza, se tivesse mais novelizações escritas por Marv Wolfman, eu leria com todo prazer, mas ainda torcendo para que os livros sejam mais longos e detalhados, mesmo que todos eles só nos contem a Main Story, como foi em Arkham Knight, mas é tudo tão rápido que terminei o livro querendo mais.

8,5/10

Carol

Designer, character designer, costume designer, ama comida, taurina, gamer, cinéfila, bookaholic, chata.

Comente com Facebook!

26 comentários em “Eu li • Batman Arkham Knight

  1. Oi, Carol! Tudo bom?

    Quem gosta da DC e não gosta do Batman? kkkk AH, eu sou fã, mas nunca consegui jogar os jogos. Sei mais através dos filmes e do seriado Gotham, que, a propósito, me fez amar ainda mais esse universo da DC. Nunca tinha lido a resenha desse livro, mas já sabia da existência dele, só que nunca tive vontade de ler. Fiquei com uma pulga atrás da orelha agora kkkkk Compro ou não? Capaz de eu acabar comprando, me conheço kkk Só não sei quando. Enfim, adorei sua opinião. Bem detalhada. Beijos,

    http://www.estranhoscomoeu.com

  2. Fiquei com medo de comprar essa edição por não ter jogado. Mas lendo sua resenha vi que isso não vai interferir TANTO na história rs.. Eu cheguei a folhear o livro na Saraiva e acho que o funcionário ficou com medo de que eu tentasse levar embora sem pagar. Porque eu andava com o livro e soltava.. pensando se levava ou não ahIHAiuAhuIAHIUAhiuhaUI

  3. Droga, porque fui me deparar com isso? Sou daqueles com uma queda mortal por tudo quanto é material relacionado ao Batman, tudo por causa do bendito Chris Nolan, vou procurar esse!

    clebereldridge.blogspot.com.br

  4. Oi, Carol. Acho muito legal a forma como você descreve os jogos, sabe? É bem divertida. Não conhecia o jogo, mas acho legal que tenha um livro que explique melhor a história. Sempre gostei muito do Batman mas acabei me perdendo nas histórias por conter tantas franquias. Meu preferido sempre será o Coringa, gosto muito do personagem, e foi um alívio ver que ele estava vivo hruh
    Beijo!

  5. Muito, muito obrigado minha querida :D Tão bom saber isso!
    No meio de tanta coisa má que possa acontecer, devemos tirar sempre o melhor partido e ver o lado positivo. O resto virá com o tempo :’)

    Fiquei meeega curioso por o ler! Deve ser fantástico.
    As tuas book reviews são ótimas :D

    NEW TIPS POST | Mother’s Day Complete and LOW COST Gift Guide!
    Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

  6. Olá, Carol.
    Os livros da editora são um show a parte. Queria todos na minha estante mas o preço não ajuda hehe. Não sei se entendi direito mas esse livro é uma continuação? E o primeiro não foi publicado? Bem mas como não sou muito fã eu não leria esse livro.

    Prefácio

  7. Oie Carol =)

    Eu sou #teamMarvel então são poucos personagens da DC que eu curto e o Batman infelizmente não é um deles. Tudo culpa do meu ex-namorado que é batmaniaco que ficava me azucrinando por causa do personagem rs…

    Mas mesmo não sendo um livro que eu compraria para ler, porém achei a temática interessante tanto para quem é fã do personagem como para quem é fã do jogo. Já que o livro pode ser lido mesmo para quem ainda não jogou.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ps: Pode fazer seu post de wishlist sim <3 vou adorar ver a sua lista!

  8. Eu,como uma fã do Batman quero muito ler esse livro e minha vontade só aumentou depois de ver sua resenha.
    Não gosto muito do Espantalho,dos vilões do Batman é o mais fraquinho, mas creio que a ambientação e o texto rápido e direto do autor transforme um vilão mais ou menos em um vilão incrível.

    Um super beijo

  9. E quem é vivo sempre aparece!
    (Na real na blogosfera, pq no whats eu to todo dia)
    Deus sabe que eu sou muito pé atras com as adaptações de jogos em livros, uma vez que God Of War foi um lixo!
    Tudo bem que o cara da Saraiva me falou que o livro é bem foda, fiel ao jogo e tem uma pegada meio bruta e violenta, mas ainda assim eu não consigo deixar de ficar com o pé atras sabe?
    Eu to numa maré de leitura meio endemoniada, to lendo muita coisa ultimamente, para os meus padrões obeveo, quem sabe eu não engato e tento. Se vc diz que é bom, a gente pensa igual em praticamente tudo, então deve ser bom.
    bjos LP

  10. Carol, confesso que não sou muito fã do Batman, não sei por quê, não curto ele. Gosto do Homem Aranha e Homem de Ferro, acho que tenho um problema com a palavra “Homem”, hahahaha! Mas não posso julgar assim de primeira levando em consideração só os filmes, já que nunca li nem o livro e nem o HQ, então fico aqui com o meu interesse por esse livro, pra dar uma chance e lê-lo assim que puder.
    Beijos!

  11. Oie Carol, tudo bom??
    Menina, eu amoo esse jogo, e não conhecia o livro. Mas achei tão legal poder ler mais sobre a história. Fora que essa edição é lindíssima. Acredito que a leitura vá ser super prazerosa para mim.

    Beijos,
    “Paixão Literária”

  12. Oi Carol, tudo bem?
    Já li uma novelização de Resident Evil e achei muito legal. É uma forma bacana de conhecer a história mesmo pra quem não tem o console ou não é fã de jogos, né?
    Super leria esse livro, e fiquei curiosa por essa edição caprichadíssima.
    Te marquei numa TAG no blog. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *