cores

As mais belas paletas do cinema #1

Acredito que essa seja uma das partes que mais gosto em um filme: todo o trabalho conjunto da direção de arte/production design, profissionais que dentro dessa área trabalham em conjunto para desenvolver o visual que fora decidido para o filme, isso incluí também fotografia e cores. Para quem não sabe muito a diferença entre um Diretor de Arte e o Product Designer, basicamente o primeiro é o corpo do projeto e o segundo a mente, apesar de atualmente serem considerados a mesma coisa, que de certa forma, acho adequado.

Esse post é para enaltecer produções um tanto recentes que possuem um trabalho incrível de fotografia com uma paleta de cores de dar inveja e todas, claramente, com um sábio uso do cenário e com significados em cada tom usado em cena. O post será para apreciarmos um bom trabalho de filmes que são ótimos (alguns até Espilotríssimos).

clique nas imagens para ver maior

Animais Noturnos (2016)

Eu achei a fotografia desse filme animal, pois em todas as cenas o cabelo de Amy Adams combina ou fica em destaque nas narrativas em que ela está presente. Na narrativa que se passa no livro que ela está lendo, os tons de amarelo ou cores mais monocromáticas são destaque, como amarelo para o dia e azul meio cinza na noite. Repare que o vermelho ou laranja, não importante a narrativa sempre terá um destaque. Confira a resenha aqui.

 

Os Homens que não Amavam as Mulheres (2011)

Sou super mega ultra fã da Trilogia Millenniun, não só dos livros, como também da adaptação sueca e morro de amores pela adaptação feita pelo grande diretor David Fincher, que só de tê-lo diretor a gente sabe que esse filme é muito foda. As cores desse filme baseiam num amarelo meio morto junto das cores que podem fazer o efeito sépia (que em cor é aquele marrom quase preto), nas cenas que são externa, as cores são praticamente cinza e azul, dando ênfase no gelo e no urbanismo.

 

Mad Max (2015)

Vocês não fazem ideia como é difícil trabalhar com cores contrastantes, Mad Max é praticamente feito em laranja e azul e isso é extremamente bem trabalhado. Em todas as cenas no deserto o laranja e tons terrosos prevalecem, com pouco de azul jogado no céu e nas cenas noturnas é um azul forte que só dá espaço para luz e sombra. Confiram a resenha aqui.


 

Espero que curtam o post ♥ Eu já tenho uma listinha com mais filmes que posso fazer mais postagens do tipo com comentários sobre a arte. Espero que vocês apreciem a beleza das cores nas fotografia desses filmes.

 

 

Carol

Designer, character designer, costume designer, ama comida, taurina, gamer, cinéfila, bookaholic, chata.

Comente com Facebook!

23 comentários em “As mais belas paletas do cinema #1

  1. Já anotei aqui pra ouvir essa banda Far From Alaska, vou ouvir e depois te digo o que achei :)
    Me avise mesmo quando vir pra cá, vamos passear e tirar fotinhaaas *-*
    Que legal esse seu post, a fotografia dos filmes dá todo o charme né? Sério, adorei!!
    Não assisti nenhum desses filmes, mas fiquei curiosa pra ver e aprestar atenção nas cores e tudo mais…

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  2. Sou apaixonada por fotografia e paletas dos filmes, melhor coisa rpa se inspirar <3
    Nunca vi Animais Noturnos mas fiquei interesada pela fotografia UAHUAHUA
    Nunca ouvi falar de Os Homens que não Amavam as Mulheres, mas é incrível o quanto que as cores podem significar né?
    Mad Max é muito show mesmo!
    Vou recomendar Neon Demon aqui, acho que você vai gostar bastante e as cores do filme é destaque!
    4am.com.br

  3. Adorei o post e concordo.. as cores das cenas completam muito um filme.
    As vezes para representar o passado, um sentimento, ou uma lembrança. Acho fenomenal a atenção dada a isso. ainda mais pq sabemos que muitas pessoas nem se ligam no que está acontecendo, né? Ou pq sente, fisicamente, mais “frio” em um filme…
    Amo!

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram

  4. Olá, Carol.
    Como não sou muito de assistir filmes, mal reparo nessas coisas hehe. Só agora lendo seus comentários sobre os filmes que me atinei sobre o que seria isso hehe. E concordo com você sobre os filmes citados. Também amo a Trilogia Millennium.

    Prefácio

  5. Olá, Carol! Tudo bem?
    De todos os filmes citados, assistir os dois primeiros e concordo com o que disse sobre eles. “Mad Max” eu ainda não tive a oportunidade de assistir, mas possuo muita curiosidade. Mesmo sem entender muito de fotografia, eu gostei das citadas, lembro que quando vi “Animais Noturnos” tive a sensação que a fotografia em si era um personagem a mais no filme, e de certo modo é mesmo.

    Até mais.

  6. Ainda não vi esse filme Animais Noturnos, mas fiquei muito curiosa para ver. Gostei dos tons frios. Nossa, eu gostei MUITO da paleta de cores de Mad Max!!! A temperatura das cores bem forte e quente né? Eu amei!
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *