animefriends

Anime Friends – O Evento e Cosplays!

Anime Friends é um evento familiar, de fato, já que a primeira vez que fui nele era o ano de 2008.  Não fui em todos os anos certinho, mas dá para perceber nitidamente tudo que aconteceu dentro da organização do evento devido a mudança do Expo Center Norte (lugar enorme e de boa estrutura). Nos últimos três anos o Anime Friends fora divertido, mas não fora o verdadeiro Anime Friends que esperávamos, justamente por causa do local escolhido e/ou estrutura feita no evento que acabava não dando para aproveitar minimamente as atrações, mas esse ano, devo dizer que temos melhoras muito grandes no uso do espaço do Campo de Marte – São Paulo/SP (ano passado, o evento fora lá também, mas a estrutura nem se compara).

clique para aumentar

 

O maior evento de cultura pop (com mais ênfase na cultura japonesa, bem mais ênfase) da América Latina aconteceu e devo dizer que foi muito legal! Fazia tempo que não frequentava um evento bacana. Muitas fotos foram tiradas, bastante coisa legal para ver, principalmente encontrar amigos, shows, palestras (com dubladores, galera de editoras, escritores e alguns artistas da web), workshops, concursos de cosplays nacional e internacional, locais para você jogar e por aí vai. Não consegui ficar em todos esses locais, porque gosto muito de ficar olhando cosplayers e fotografá-los que na minha opinião, são a principal atração do evento, tanto que tivemos dois cosplayers mundialmente famosos convidados no evento: Reika e Kaname.

Vamos ao que interessa. Realmente usaram melhor o espaço do campo de Marte, distribuíram melhor as salas temáticas (com maior espaço), os palcos ficaram mais separados um do outro, local para quem gosta de games ir jogar também melhoraram (tinha muitos jogos divertidos! Tanto os de consoles como também online), o espaço de estandes podia ser maior para aumentar a diversidade de lojas, além que também existia lojas espalhadas pelo evento que eram apenas de action figures ou temáticas. A parte de alimentação veio com mais variedades e com um aproveitamento melhor do espaço. O assunto polêmico de um outro ano passado foram os banheiros que devo dizer estavam muito limpos e parecia de shopping (hahaha) neste ano. Teve muito, mas muito convidados, tanto como pessoas físicas, como empresas (são tantas que é mais fácil verem no site).

Tivemos um espaço apenas para vendas de mangás e quadrinhos, que logam puxava para um espaço temático do Homem-Formiga e do novo filme de Star Wars que depois dava espaço para os locais onde a galera que gosta de jogos de cartas (Yu Gi Oh, Magic, Pokemon), tabuleiros e RPGs se concentravam em seus jogos. Alguns espaços temáticos estavam espalhados como o de Harry Potter que estava fantástico com seus cosplayers e doces! Tivemos um também de Game of Thrones e idade média, um espaço para uma coleção gigante de LEGO, lolita tea party, k-pop brasil e por aí vai.

clique para aumentar

 

Os palcos eram baixos, o que me deixava frustrada já que, se tem muita gente na minha frente (pelo menos umas 10 fileiras de pessoas) eu já não podia ver mais nada, logo perdi os campeonatos de cosplay (nacional e internacional) que teve em 4 dias e eventos. O que mais amei no Anime Friends foi o show da banda japonesa Home Made Kazoku, onde eu me apaixonei por eles! Eu podia estar longe do palco, mas eu conseguia ver claramente eles e como interagiram com todo o público! Bom, os shows internacionais do Anime Friends são um ponto extremamente forte para o evento.

animefriends_014

Mas além dos shows, os cosplayers são a verdadeira atração: em grupo ou sozinhos eles param muita gente no meio do caminho para serem fotografados e adorados. É legal demais ver o trabalho deles e sua dedicação em virar o personagem e por isso eu os admiro demais <3 Acredito que a organização devia valorizar mais os cosplayers, que chamam muito público ao evento e também imprensa. Tanto que 70% da minha atenção ao evento foi para eles. Logo abaixo vocês vão conferir foto dos dois finais de semana e se você, cosplayer, estiver lendo isso, espero que ache sua foto e muito sucesso!

 

GALERIA COMPLETA DO EVENTO + COSPLAYS
DIAS 11, 12, 18 e 19

Clique e confira! São mais de 400 fotos!

 

Meus amores: Débora Fuzeti Cosplay, Dark Bloom Cosplay, Nathalia “Quéloguês” Cosplays, Kitsune Raposaclique para aumentar

 

Fiz meu primeiro cosplay este ano, de Elizabeth do jogo Bioshock Infinite (logo mais resenha). Eu nem deveria ter ido ao evento por estar doente, mas eu não me dediquei, não me organizei 6 meses para não usar meu cosplay. Devo dizer que eu amei estar de cosplay e ser uma cosplayer, é extremamente gratificante: ver pessoas que gostam do jogo chegar em você gritando ou super feliz por estar do personagem que gostam. Eu me senti insegura por estar de cosplay de um jogo (que é uma referência gigantesca no mundo dos games – além de ter 85 prêmios), num evento de cultura mais oriental, mas no fim muita gente gostou e tirou foto comigo ou de mim. Eu poderia não estar de um jogo online popular/da moda para todo mundo me reconhecer, mas a quantidade de pessoas que me reconheceram e elogiaram, já foi mais do que suficiente.

clique para aumentar

 

Todas as fotografias de eventos costumam ser tiradas por mim, mas eu não estava em condições e nem com força de vontade para isso. Então chamei minha amiga de faculdade, parceria de trampos e rolês, para me ajudar nessa missão <3 Valéria Ferreira, ou val val, muito obrigada por ter me ajudado e espero que da próxima nós duas possamos estar fotografando juntas e arrasando. Abaixo um texto sobre sua participação e colaboração com o blog!

 

animefriends_1Fotografar para o blog Espilotríssimo foi uma oportunidade muito legal, além de ser a primeira vez fotografando em um evento, foi no próprio Anime Friends, evento que participo desde 2008, e nunca tinha me passado pela cabeça fotografar cosplayers. Foi uma experiência muito gratificante, pois só tinha cosplayers maravilhosos, assim contribuindo com a minha vontade de estes serem vistos por todos, pois merecem. Amo fotografar e esses 4 dias de evento que participei me proporcionaram aprendizagens, amizades, momentos engraçados e muito mais. Espero que gostem das fotos, pois as tirei com muito carinho. Por fim agradeço a Carol pela oportunidade e espero que haja outras. :DDD

 

Bom gente, devo dizer que o evento superou minhas expectativas devido as experiências dos últimos. Tinha sim coisa para caramba para fazer, para assistir, para comprar, nisso não falharam. Há coisas para melhorar sim (como o tamanho do vestiário para cosplayers, mais locais para sentar na praça de alimentação e coberturas), mas já deram um salto para tudo melhorar ainda mais. Espero ver todo mundo no ano que vem e tirar mais fotos! E que a banda Home Made Kazoku volte!

 

 


Carol

Designer, character designer, costume designer, ama comida, taurina, gamer, cinéfila, bookaholic, chata.

Comente com Facebook!

38 comentários em “Anime Friends – O Evento e Cosplays!

  1. Eu só tenho uma pergunta Carol.
    Vai na CCXP?
    Comentário básico, mas sincero: Sigo no facebook duas paginas de cosplayers, principalmente porque essas duas meninas fazem cosplay de Magic the Gathering e eu jogo, então sabe como é. Mas cosplay é uma coisa que exige muito tempo e dedicação, alem do dinheiro gasto pra isso. Eu acho algo super bacana, mas não sei se conseguiria fazer.
    quatroselos.blogspot.com.br

    1. Irei sim!!
      Eu gosto muito, mas como você falou é dedicação :D eu juntei 6 meses dinheiro para fazer um cosplay barato :p então né, é saber se vai querer mesmo fazer

  2. Tenho muita vontade de ir no AF faz tempo! Não sou tão por dentro da cultura japonesa assim, mas amooo cosplayers e também uma das coisas mais bacanas desses eventos, e sim, eles deveriam ser mais valorizados.
    E amei seu cosplay! Fico feliz que a galera tenha pego a referência e espero que se um dia eu for pro AF eu vá a caráter de cosplay também haha

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

  3. Eu sou uma pessoa meio sofrida. Seria muito mais fácil se eu não me interessasse tanto pela cultura pop, e não sofresse todos os anos por não poder ir em quase nenhum evento, já que na minha cidade só temos um (bem menor do que eu gostaria), e eu não tenho nenhuma oportunidade de ir em algo muito longe por não ter ninguém próximo de mim que também se interesse e queira me acompanhar.
    Mas um dia eu ainda vou para TODOS os eventos do Brasil e do mundo! Haha Deve ter sido incrível, pelas fotos que tirou e pelo texto que fez. Um dia ainda estarei aí! :P

    http://eujovemdemais.blogspot.com/

  4. Eu não fui esse ano e me bateu um pequeno arrependimento, porque pelas fotos vi que teve vários cosplayers legais.. não ficou na mesmice que sempre tem sabe? Perdi vários clicks e to “shorando” hahahahahahha

    Beijos

  5. Oie Carol =)

    E pensar que eu quase fui no AF esse ano =(…
    A ultima vez que eu fui, foi em 2012 e uma das coisas que mais me chama a atenção são os cosplays *-*
    Um mais criativo que o outro. Adorei!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  6. Vi muita gente falando desse evento, inclusive youtubers que minha irmã acompanha.
    Os Cosplayers são demais! Mesmo não entendo nada de games, amo vê-los! É tanto trabalho e eles ficam tão perfeitos…incrível!! Você ficou ótima também, gostei muito da roupa da personagem.
    Com certeza um evento incrível para fãs de animes ou admiradores (como eu rs)

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

  7. Todo ano eu falo que vou no AF mas acaba que nunca dá certo. Espero e quero muito ir no próximo. É uma boa oportunidade para conhecer a galera da internet e comprar tranqueirinhas. Amei a foto dos cosplayers e eles estavam muito bons! Tenho muita vontade de fazer um mas morro de vergonha, haha.

    Beijos!

  8. Nossa, que evento legal! Acredita que nunca fui? Também acho que os cosplayers são a parte mais legal, vivo acompanhando várias fotos na internet e sempre fico boba em como as pessoas conseguem incorporar tão bem seus personagens favoritos! :)

  9. Nossa, que nostalgia! Lembro que quando eu era adolescente sempre tentava ir no Anime Friends, mas acabou nunca rolando. Já tentei ir com meus pais, em caravana, com os amigos, mas nunca rolou! Fico feliz quando leio notícias sobre o evento e o quanto ele continua firme e forte – quem sabe eu ainda consiga realizar esse sonho antigo de participar de um dos eventos. (:
    Um beijo!

  10. Oiee
    Tudo bem?
    Friends *0* Sou louca para ir em um, mas aqui no Rio é o Family kkk Que cosplays maravilhosos *0* De vez em quando eu dou uma arriscada em alguns, mas tem gente que parece que consegue fazer uns incriveissss
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

  11. Eu sou dooooida pra ir ao Anime Friends, mas não sabia que tava rolando isso de não aproveitarem bem os espaços e tudo mais. Essas fases de adaptação de lugares novos são sempre assim, ainda bem que agora eles tão acertando e que ótimo que esse foi bom!
    Adorei o espaço do Homem Formiga, ficou ótima a foto, hahaha!!

  12. Eu já vi algumas postagens sobre esse evento e cada vez que eu vejo uma nova eu fico com mais inveja das pessoas que podem ir T.T C*****o esses cosplays de LoL, TO APAIXONADA POR ESSA MORGANA <3
    Adorei o seu cosplay, Bioshock ta na minha lista de jogos para jogar ainda XD
    MEU DEUS OLHA ESSA EXPOSIÇÃO DE CAPACETES DE STORMTROPPERS, queria tanto ter ido para esse evento t.t

    blog-conectada.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *