seriadopolicial

8bits #2: Quem eu seria em um seriado policial?

Lá vamos nós ao segundo post do grupo 8bits,: 8 blogs e garotas com temas geeks/nerds que agora possuem o desafio de se identificar no meio do mundo policial e do crime. Há tantos cargos dentro da polícia, mas primeiro devemos lembrar que os cargos entre a policia brasileira e estadunidense (devido aos seriados que escolhi) são extremamente diferentes, sendo a polícia estadunidense muito mais hierárquica e dividida para um trabalho em grupo perfeito nos casos.

Quem eu seria em um seriado policial? Reposta foi lenta de encontrar, até eu olhar para minha estante e lembrar das séries policias que assistia e dos thrillers psicológicos que eu leio… Logo vem o investigador de perfis criminais, eu seria o profiler. Offender profiling, ou conhecido como criminal profiling, é um método investigativo, que costuma ficar sob a responsabilidade de uma pessoa, que ajuda os investigadores a preverem e/ou terem um perfil das características do indivíduo criminoso desconhecido ou criminosos pela forma de como eles agem, matam, locais e vítimas. Basicamente é feito isso em 5 partes: Uma análise exaustiva do tipo/natureza do ato criminoso é feito e é então comparado com os tipos de pessoas que tenham cometido crimes semelhantes no passado; Uma análise em profundidade da cena do crime, ir a fundo na vítima e as atividades da vítima são analisados, para procurar possíveis motivos e conexões; São analisados os possíveis fatores para a motivação do crime; A descrição do possível infrator é desenvolvida, fundada sobre as características detectadas, o que pode ser comparada com casos anteriores.

Eu gosto muito de ler e assistir séries policiais, e como já falei antes, amo thrillers psicológicos. Quando estou assistindo ou lendo, meu objetivo é adivinhar o culpado, enquanto tento entender tudo e/ou porque dele está cometendo crimes. Minha curiosidade em saber mais e entender sobre o criminoso é tão grande. que fico curiosa num nível que só estarei em paz ao descobrir! Muitas perguntas surgem em minha cabeça, como também hipóteses, logo então o raciocínio de tudo que descobri e entendi para chegar a uma conclusão de possíveis culpados ou o verdadeiro culpado.

seriadopolicial2

Criminal Minds é uma série que o elenco é especializado em fazer esse perfil do criminoso, tanto que são diversos episódios com casos extremamente diferentes mostrando como esse tipo de profissional pensa e age. Law & Order: Criminal Intent, é outra série de peso que contamos com esses profissionais nos casos. Dexter, ele é um assassino, mas ao ajudar sua irmã nos casos da policia de Miami, ele acaba fazendo perfis para ela, para nós espectadores  e para ele mesmo, justamente para descobrir quem é o culpado. Clarice Starling de O Silêncio dos Inocentes e Will Graham da série Hannibal, também trabalham com isso.

Depois de falar das séries em que esse profissional é presente… realmente devo dizer porque ele é importante? Bom, ele é apenas o cara que dá um ponto de partida pelo o quê e por quem procurar, sem um perfil a ser procurado, a polícia jamais acharia um criminoso em uma velocidade aceitável ou pelos menos revelar um nome.

Para finalizar, quem me fez escolher esse cargo não foi um personagem, mas a série Criminal Minds e um pouco do Dexter, mas toda culpa vai para Criminal!

 

Conheçam as 8bits!

141uq84


 

Carol

Designer, character designer, costume designer, ama comida, taurina, gamer, cinéfila, bookaholic, chata.

Comente com Facebook!

29 comentários em “8bits #2: Quem eu seria em um seriado policial?

  1. Oi Carol, tudo bem?
    Sabe o que mais gosto no seu blog? A diversidade de assuntos abordados!
    Eu gosto muito do jeito como você cria suas postagens e como vai nos envolvendo sem nem a gente perceber. Grade mérito seu.
    Quanto a sua escolha eu adorei, justamente por Criminal Mind’s ser uma das minhas séries favoritas!
    E se eu fosse uma policial… Bom, sei lá, não levo jeito… kkkkk
    Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

  2. Eu leio romance policiais desde novinha então de certa forma também sempre fui fascinada por isso de leituras aonde eu tinha de encontrar o criminoso, mas nos romances da Agatha Christhie o culpado sempre é tão inimaginável que o foco nunca é na personalidade do criminoso, mas no crime em si. De qualquer forma gostei do post e das suas escolhas!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

  3. Eu acho que as pessoas me julgariam muito velha se eu falasse que queria ser o Poirot ahiuHAuiHAiuHaiuHauhauiHauiHauiA por isso vou guardar essa informação e opinião aqui dentro e fingir que nunca me expressei assim
    Adorei a blogagem coletiva, bemm nerd *_*

  4. Eu provavelmente escolheria um agente da narcóticos. E não me lembro de series nem de livros, mas dia de treinamento tem a medida perfeita. Ou uma pegada de espionagem, tipo Chuck, que até a 5° temporada era otimo. Ou algo como eu postei no blog da Pâm, Seven, os sete crimes capitais.
    quatroselos.blogspot.com.br

  5. Oi Carol,
    Que bacana a ideia do post!
    Também adoro esses thrillers e to aqui na tristeza porque Hannibal foi cancelada, mas ok.

    Criminal Minds eu vejo às vezes na Globo, é mais ‘violenta’ do que eu pensava…tipo acho que expõe mais as coisas do que CSI e tals.

    Dexter até hoje não terminei, mas curti os que vi!

    Sobre ler, eu gosto dos do James Patterson.

    bjs e tenha uma ótima quarta =D
    Nana – Obsession Valley

  6. Acho que eu também seria algo do estilo, a parte de descobrir quem é o culpado é sempre a melhor, mesmo que também seja a mais difícil. Ou a parte de perito, descobrir como o assassinato aconteceu, é mara. Adorei o post! Essas séries que só nós deixam frustradas por não podermos ser algo do tipo, aff auhauha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de “O Milagre”, vem conferir!

  7. quero começar a ver séries policiais Carol, nunca acompanhei nenhuma mas sempre vi mt gente falar super bem de Dexter e Criminal Minds, então se conseguir começar alguma agr nas férias, acho que irei começar por essas haha

  8. Olá,
    Eu não vejo seriados, parei por falta de tempo, quanto mais policiais. Via alguns episódios aleatórios de CSI e Criminal Minds, mas hoje em dia nem isso faço mais =/.
    Beijos.
    Memórias de Leitura – memorias-de-leitura.blogspot.com

  9. Não sou muito de assistir séries, mas quando assisto as policiais com certeza estão na lista. Gosto muito de Law & Order. Já ouvi falar das séries que você citou, mas não tive oportunidade de assistir nenhuma. Sobre a sua escolha achei muito interessa e com certeza seria um cargo muito legal dentro da área.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

  10. Oie Carol =)

    Confesso que não assisto muito seriados policiais, mas por que eu curto drama mesmo XDD
    Já ouvi falar de todos os seriados que você indicou, e se você para escolher um cargo eu seria investigadora, por que sou curiosa por natureza rs…

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  11. Carol, juro que nunca tinha ouvido falar dessa profissão antes ‘o’ As séries que eu vejo as profissões são praticamente as mesmas, detetive, médico, perito e assim vai. haha Adoro o jeito como você detalha bem as coisas *oooo*

  12. Oi,

    Estou conhecendo seu blog agora, e estou adorando.
    E adorei este post, pois adoro livros e séries policiais. Só nunca pensei quem eu seria, ou em qual perfil eu me encaixaria… vou pensar.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *